segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

FASE DE OPERAÇÃO DA PCH SEDE II


Com as obras de implantação da PCH SEDE II concluídas, na data de 20/11/2020 a FEPAM emitiu a Licença de Operação, com a validade até dia 20/11/2025, que autoriza a produção e comercialização de energia e condiciona a execução dos seguintes programas ambientais:
  • Programa de Monitoramento da Ictiofauna;
  • Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre;
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas;
  • Programa de Monitoramento de Processos Erosivos;
  • Programa de Manutenção e Fiscalização Ambiental da APP;
  • Subprograma de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas;
  • Programa de Educação Ambiental;
  • Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes;
  • Programa de Monitoramento Hidrológico, e;
  • Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Enchimento do reservatório!!

No dia 01/07/2020 ocorreu o fechamento da comporta da PCH Sede II para formação seu reservatório.

O procedimento foi autorizado por meio da Autorização Geral AUTGER n° 00182/2020 emitida pela FEPAM, que também realizou o acompanhamento presencial do processo de formação do reservatório.

Destaca-se que devido a pequena proporção do reservatório e também ao grande volume de chuva nos dias que antecederam o enchimento, o reservatório já estava formado antes mesmo do fechamento da comporta, e o excesso de água vertia no barramento/vertedouro.

Fechamento da comporta.

Reservatório da PCH Sede II.


No decorrer dos próximos meses será protocolado junto à FEPAM o pedido da Licença de Operação da PCH Sede II.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Obra da PCH Sede II entra em fase final!!!

A obra da PCH Sede II entrou em sua fase final. A seguir é possível observar o registro fotográfico do andamento da obra do empreendimento.

Vista aérea da região da barragem que esta sendo finalizada.


Vista aérea do local onde será formado o pequeno reservatório da 
PCH Sede II, com área total de 1,67 hectare (incluindo a calha do rio).


Vista do túnel de adução que será responsável pela condução da água 
do reservatório da PCH Sede II até a casa de força.

Vista aérea da casa de força em processo de implantação.

Vista da casa de força da PCH SEDE II em processo de implantação.

No decorrer do mês de JUNHO de 2020 será solicitado junto à FEPAM a Autorização Geral para o Enchimento do Reservatório da PCH SEDE II.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Conclusão da escavação do túnel de adução da PCH SEDE II


Na terça-feira dia 05 de maio de 2020, as duas frentes de escavação do túnel adutor se encontraram, finalizando a perfuração, em uma profundidade de 31,2 metros da superfície, totalizando os 2.192 metros de extensão.

A perfuração do túnel foi feita mediante o uso de explosivos, por meio de detonações sequenciais, direcionadas, com posterior retirada da rocha solta com o uso de tratores carregadores e caminhões, uma vez que o túnel conta com cinco metros de diâmetro. Todo o trabalho foi acompanhado por engenheiro de minas, primando pela segurança dos colaboradores envolvidos e da comunidade, gerando o mínimo impacto físico e sonoro.


Histórico:
  • Em abril de 2019 teve inicio da escavação do túnel pelo lado da Casa de Máquinas, no desemboque, na região próxima à rodovia RS-155, se estendendo até os 844 metros.
  • Em junho de 2019, as equipes migraram para a área da barragem, no emboque, onde foram escavados os demais 1.348 metros na direção da Casa de Máquinas;
  • Em maio de 2020 as duas equipes se encontraram, finalizando a perfuração.

Dados extraídos do site da Ceriluz.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Todos contra o Aedes aegypti!!!

Tendo em vista que recentemente a Vigilância Ambiental do município de Ijuí divulgou que focos do AEDES AEGYPTI estão sendo registrados em praticamente toda área urbana do referido município, a equipe responsável pelos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social reuniu algumas informações sobre o mosquito e como acabar com ele.

Este é o Aedes aegypti, mosquito  doméstico que vive nas proximidades dos domicílios e é transmissor da dengue, zika vírus e Febre chikungunya.

Machos e fêmeas desta espécie alimentam-se normalmente se substâncias açucaradas com néctar e seiva, obtida através das plantas. No entanto a fêmea necessita se alimentar de sangue para a produção de ovos. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

Se ao picar o ser humano, a fêmea estiver contaminada com dengue, zika ou chikungunya ela irá contaminar a pessoa. Caso a fêmea pique uma pessoa que esteja que esteja contaminada com uma das doenças e ela irá transmitir para as próximas pessoas que ela picar.

As fêmeas costumam picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde.


Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos, em diversos criadouros. 


Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco menos de 30 minutos. 


Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Ciclo de vida do Aedes aegypti.
Os ovos em ambiente seco resistem até 450 dias, a espera do contato com água. Ao entrar em contato com a água e os ovos eclodem e completam o ciclo.
  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Destine corretamente seu lixo, pois locais com lixo acumulado são ótimos criadouros para o Aedes aegypti.

Acesse o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o Aedes aegypti e como acabar com ele:


Fique atendo aos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:


Fontes consultadas:

Dados sobre o Aedes aegyptihttp://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.

Sintomas da dengue, zika e chikungunya. https://artritereumatoide.blog.br/14981/. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

Combate ao mosquito Aedes aegyptihttp://www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/combate-ao-mosquito-aedes-aegypti.  Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika.https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

Vídeo como combater Aedes aegypti disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rFFfntijlME&feature=emb_logoAcesso em 28 de fevereiro de 2020.